EQUILIBRAR AS CORES FAZ TODA A DIFERENÇA!

As cores têm tudo a ver com a decoração, uma não existe sem a outra. Depois que a gente aprende a usar as cores de modo que se crie harmonias, começamos a perceber a mudança no ambiente e no humor das pessoas que ali vivem, é algo impressionante e prazeroso de se vivenciar.

Mas, para te ajudar a equilibrar o uso das cores no seu quarto, sua sala, a cozinha e onde mais você queira, preparamos estas dicas e sugestões. Confira:

» COMPREENDENDO O BÁSICO PARA APLICAR EM CASA

O círculo cromático ou roda das cores é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano, geralmente divididas em 12 “fatias” – com as três cores primárias, as três secundárias e as seis terciárias, às vezes acrescidas de sobre tons, e dispostas de maneira a formar um espectro perfeito.

Decoração | equilibre cores e conquiste harmonia

Essa ferramenta é muito útil quando bate uma dúvida se determinada cor combina com aquela outra. Assim, antes de comprar algo colorido para sua casa ou pintar uma parede, basta consultar o círculo.

» COMO FAZER COMBINAÇÕES HARMONIOSAS USANDO O CÍRCULO CROMÁTICO

A figura acima mostra as formas mais comuns de combinar as cores utilizando um círculo cromático. Você pode fazer as seguintes combinações:

COMPLEMENTARES: são as cores de lados opostos na roda, como vermelho e verde, azul e laranja, etc. Combinadas, produzem um contraste de efeito visual bem agradável.

ANÁLOGAS: aparecem em sequência no círculo cromático. Se usadas juntas (duas ou três cores), formam um conjunto harmonioso, porém sem contraste.

TRIANGULAÇÃO: são as cores que formam a figura de um triângulo no círculo. Escolhe-se uma cor, pulam-se três, e acrescenta-se a próxima na combinação.

MEIO-COMPLEMENTARES: basta eleger três cores da roda, como o verde e sua complementar, o vermelho. No entanto, no lugar da cor complementar, pode-se escolher duas harmoniosas, ou seja, uma de cada lado do vermelho.

Você pode ainda combinar cores que formam um retângulo ou quadrado; duas cores análogas e uma complementar. Pode-se também optar pela monocromia, utilizando apenas uma cor, normalmente em vários tons, com intensidades variadas.

» CORES NO PROJETO ARQUITETÔNICO

Se você quer mais do que almofadas, móveis e adereços coloridos na sua decoração, uma boa ideia é já incluir o uso delas no projeto arquitetônico.

Uma escada, uma coluna, uma porta colorida ou parede, podem ser pensadas com seu arquiteto, valorizando o projeto e servindo de pano de fundo para outras outras brincadeiras na fase da decoração.

Decoração | equilibre cores e conquiste harmonia

» DISTRIBUA CORES PELOS ESPAÇOS

Se você prefere ir com calma, escolha sua cartela de cores e vá distribuindo pelos espaços uma de cada vez. Pode ser em apenas um móvel colorido na sala, uma obra de arte no quarto ou as paredes da cozinha.

» CALCULE A ENERGIA DOS TONS E PLANEJE

Toda cor traz uma energia a um ambiente, então é preciso decidir quanta energia você quer trazer à um determinado espaço. Se você não gosta de tons vivos e enérgicos, pode pegar o caminho das nuances menos saturados e mais acinzentadas, por exemplo.

Decoração | equilibre cores e conquiste harmonia

» DICAS

As cores carregam significados, provocam sensações e afetam nosso humor e comportamento. Explore isso na hora da decoração e crie os efeitos desejados ao combinar cores.

Como as cores causam impacto em um ambiente, eleja uma paleta que tenha a ver com a sua personalidade ou de quem vai utilizar o cômodo, no caso de um quarto.

 

 


 

 

Acompanhe a Futura nas redes sociais e tenha acesso
aos conteúdos interessantes sobre decoração e outros temas!

 

 


 

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM

 

Facebook
Facebook
Instagram