Decorar uma sala pequena pode parecer um desafio, mas observe as dicas a seguir e você verá que essa ideia pode ser um tanto equivocada. O ponto de partida para se decorar uma sala pequena de casa ou apartamento é planejar o ambiente de acordo com o espaço. Estude como quer utilizá-la e distribua os móveis adaptando-os a sua necessidade, sempre atentando para as dimensões e para o espaço de circulação entre os móveis.

 

Ao decorar uma sala pequena, a escolha de móveis multifuncionais e planejados irão garantir o sucesso do projeto, assim como o uso peças leves e flexíveis que possam ser deslocadas com facilidade.

 

Evite o excesso de móveis e priorize peças de dimensão maior. Isso porque o uso de muitos móveis pequenos prejudica a circulação e dá a sensação de espaço entulhado. Já a escolha de peças grandes pode criar um apelo visual e permitir que a sala ganhe em funcionalidade. Um bom exemplo é a escolha de um sofá generoso, que pode funcionar para assistir TV, acomodar visitas ou receber um hóspede para dormir.

 

excesso-de-moveis-futuraambientes_3

 

Mas é preciso garantir o equilíbrio com outras peças de mobiliário menores e com mais de uma função, como puffs ou bancos, que podem servir tanto como mesa de centro como apoio para pés, e ainda se transformar em assentos adicionais para convidados.

 

Um recurso significativo e que pode valorizar bem o ambiente na decoração de uma sala pequena é a marcenaria sob medida (Planejados ou Modulados), que pode incorporar formas inovadoras de armazenamento, ocultar pilares ou desníveis nas paredes, criar divisórias entre ambientes e completar o projeto de interiores.

 

Ao projetar móveis sob medida, prefira os baixos com prateleiras ou nichos soltos na parede; ao invés de uma estante, que pesa no visual. Disponha os objetos de forma equilibrada e agrupada por volume, altura, forma ou cor, distribuindo-os de forma interessante e não de forma aleatória ou simplesmente lado a lado. Isso é importante porque um visual organizado diminui a sensação de aperto. O uso de painéis de marcenaria também é uma solução interessante, pois podem funcionar tanto como um elemento decorativo, combinando acabamentos diversos e iluminação posterior, como para esconder fios da TV e equipamentos de som e vídeo.

 

46-DecorarSalaPequena(FuturaAmbientes)_2

 

Aposte em uma paleta de tons suaves e neutros para ampliar a sensação de espaço. Prefira as cores claras nas paredes e nas peças maiores, como o sofá ou mesa de jantar. Mas isso não quer dizer que a sala deva ser monocromática.  Restrinja o uso de cores às almofadas, móveis menores e objetos decorativos. Dessa forma, você não enjoará rapidamente da decoração e, quando quiser repaginá-la sem muito custo, basta trocar os acessórios.

 

Para complementar a decoração de salas pequenas, invista no uso de espelhos, que fazem o espaço parecer maior. Além de darem amplitude, também refletem a luz natural ou a paisagem externa. Soluções muito elegantes e decorativas para salas pequenas, os espelhos devem ser usados cobrindo a área total de uma parede e não em peças menores, com recortes ou molduras, pois dessa forma não alcançam o objetivo de ampliar o espaço.

 

excesso-de-moveis-futuraambientes_4_

 

Lembre-se que a sala é um ambiente no qual devemos buscar não somente o conforto físico, mas visual também. Com as dicas acima, você conseguirá montar um ambiente confortável, prático e convidativo ao uso, mesmo com dimensões compactas.

 

Viu como é fácil criar um ambiente mais agradável, mesmo quando se tem espaços reduzidos?E olha que fica lindo e aconchegante! O importante é saber valorizar o que temos no momento e extrair o melhor de cada experiência! Acompanhe nossas dicas pelo site/blog ou facebook e encontre a informação que pode fazer a diferença na decoração do seu lar!

 

Confira outras matérias