Por serem usadas em um único período do ano, as roupas de inverno costumam passar a maior parte do tempo guardadas (por pelo menos 3 estações). Devido a isso, quando chega o frio, é comum que os casacos estejam sujos ou até com cheiro e manchas de mofo.

 

Pode acontecer com vários tipos de roupas, mas principalmente as de couro. Com alguns “truques caseiros”, é fácil e simples limpá-las (sem precisar lavar) e garantir que fiquem com aparência de novas! Vamos as dicas?

 
 

» AFINAL, COMO LIMPAR COURO?

 

• VINAGRE

Ele é o queridinho da dona de casa! É o produto mais indicado para remover mofo de várias superfícies e super aliado na limpeza de peças de couro. O vinagre branco, que pode ser de maçã ou de alho – escolha o mais claro possível, remove satisfatoriamente as manchas, neutraliza os odores e não mancha, podendo ser usado em peças de todas as cores.

Separe um pano macio e limpo para aplicar e espalhe o produto, em quantidades generosas, em todo o casaco, incluindo a parte de dentro, sem esquecer dos detalhes como bolsos e botões.

Usar produtos corretos é fundamental para limpar e manter peças de couro sempre novas

 

• SABÃO DE COCO

O sabão de coco também é indicado. Basta passar um pano úmido sobre a barra de sabão e, em seguida, esfregar em toda a peça e deixar secar em um local que tenha boa ventilação.

 

• ÁLCOOL

Outro produto que pode ser utilizado para tirar o mofo do couro é o álcool, que deve ser espalhado, em quantidade moderada, com um pano limpo. Em todos os casos, é indicado deixar a peça no sol depois da limpeza, para eliminar de vez a umidade.

 

• SABÃO LÍQUIDO

Se as manchas estiverem muito fortes, coloque um pouco de sabão líquido (algumas gotas) e água sobre o local e esfregue com um pano até que sejam removidas.

 

• ÁGUA

Quem prefere evitar os produtos químicos, pode limpar o casaco de couro apenas com água, passando um pano úmido quantas vezes forem necessárias – e sempre lavando o pano entre uma passada e outra, para evitar resquícios de mofo.

 

 

Mantendo as roupas de couro sempre limpas

 

 

» E AGORA, COMO HIDRATAR O COURO?

A hidratação deixa as peças sempre com aparência de novas!

 

Depois que remover o mofo das peças de couro, é hora de deixá-las hidratadas. A recomendação é que o procedimento seja repetido cerca de 3 a 4 vezes por ano, o que ajuda a manter as roupas sempre novas. A hidratação pode ser realizada usando diferentes produtos:

 

• ÓLEO DE AMÊNDOAS

Aplique em grande quantidade em toda a superfície externa do casaco e pendure em um cabide e deixe por cerca de 20 minutos na sombra, para que o couro possa absorver o produto. Depois use um pano seco para tirar o excesso.

 

• VASELINA LÍQUIDA

Também deve ser aplicada em toda a superfície e, após 30 minutos, é necessário passar um pano seco e limpo.

 

• AZEITE DE OLIVA

Garante o mesmo efeito do óleo de amêndoas. Só tome cuidado para não exagerar e deixar a jaqueta com cheiro forte.

 

• HIDRATANTE ESPECÍFICO PARA COURO

Que pode ser encontrado em estabelecimentos que reformam calçados.

 

• HIDRATANTE CORPORAL COMUM [BRANCO E COM CHEIRO MAIS SUAVE]

Todo mundo tem em casa e é um produto que irá deixar o couro mais macio.

 


 

Curtiram as dicas super valiosas para deixar suas peças em couro sempre em dia?
Não deixe o mofo comprometer seu estilo!
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

 

Confira outras matérias