Pensando aproveitar cada pedacinho do seu lar, sem que isso comprometa o charme e a beleza tão agradável ao conforto visual? Este post é para você! Preparamos dicas para otimizar espaços, organizar melhor os acessórios, roupas, sapatos e até mesmo os mantimentos da cozinha. Descubra espaços ocultos e ganhe um visual diferente, prático e organizado, decorando de forma inteligente, bonita e funcional o seu lar doce lar.

 

Confira abaixo as dicas que preparamos a você:

 

Aliar móveis planejados e modulados é uma ótima pedida para depois complementar com a utilização de nichos e baús, pois você já pode solicitar ao profissional espaços estratégicos destinados a essa função. Na hora de planejar os móveis e organizar, é muito importante otimizar o espaço disponível. Desta forma é possível determinar um local para cada coisa (sem deixar nada de fora) e agrupar objetos e roupas de uso frequente em pontos de fácil acesso! Isso te traz praticidade, além de facilitar e muito, a organização!

118-otimizando-espacosfuturaambientes

Quando pensamos em otimização, temos que abrir a mente e olhar em todas as direções. Podemos ganhar espaço na altura, na profundidade e em cada cantinho do ambiente sem deixar de lado o conforto e o visual que agrada aos olhos. Aí vão algumas dicas:

 

« Altura:

Nichos e maleiros muito altos são úteis quando precisamos guardar algo volumoso, como malas de viagem, edredons, colchas e roupas de cama. Caso contrário você acaba perdendo espaço ou empilhando coisas.

A dica é dividir este vão com outra prateleira. Assim, ao invés de um, você terá dois compartimentos! Se não conseguir isto com o fabricante do móvel, é possível comprar prateleiras sob medida em lojas que vendem madeira ou material para casa.

 

Em armários de cozinha é bastante comum isto acontecer: geralmente o espaço é grande quando na verdade você precisaria apenas de altura suficiente para organizar copos e xícaras. Nesse caso, adaptar um escorredor de pratos com suporte para copos pode ser uma ótima opção para guardar os utensílios dentro do armário.

 

64-OtimizandoEspacos(FuturaAmbientes)_3

 

Também dá para adaptar essa mesma otimização com prateleira ou meia prateleira em vidro (também sob medida e qualquer vidraceiro pode fazer). A meia prateleira nada mais é que uma prateleira que tem a metade (um pouco mais ou um pouco menos) da profundidade do armário. No que isto te ajuda? Ali você reúne itens menores e no outro nível você coloca os maiores.

 

« Profundidade:

A profundidade de armários também pode ser um problema (ou uma solução)! Modelos muito profundos dificultam o acesso aos objetos que ficam lá atrás! E se esse armário for baixo então… é preciso se ajoelhar no chão para alcançar o que precisa.

Mas existem algumas soluções: Você pode utilizar uma base giratória dentro do armário, dessas que se usa em centro de mesa. Como a base gira, dá para aproveitar todo o espaço: quando precisar de algum item é só girar para facilitar o acesso! Esta base fica ótima em banheiros, cozinhas e despensas. Ferragens especiais ou gavetas internas também têm o mesmo efeito.

 

64-OtimizandoEspacos(FuturaAmbientes)_4_

 

Outra solução para facilitar o acesso dos itens que ficam organizados no fundo é utilizar o que chamo de falsa gaveta. Para isso é necessário, uma caixa, na profundidade do armário. Você organiza suas coisas dentro da caixa e quando precisar de algo é só escorregar a caixa para fora do armário (como uma gaveta) e terá acesso ao que precisa!

 

Já para armários de cozinha, que são profundos e baixos a grande sacada é fazer prateleiras deslizantes, que saem, como gavetas. Podem ser feita de madeira ou em aramado. O sistema é simples e qualquer marceneiro habilidoso consegue fazer!

 

64-OtimizandoEspacos(FuturaAmbientes)_5

 

E se você não pode ou não quer ter gastos, mas precisa aproveitar melhor seu armário, a dica é colocar roupas e objetos de uso eventual no fundo. No caso de roupa, dobre de maneira que ela fique bastante estreita e acomode-a lá atrás. Desta forma você terá espaço na parte da frente para colocar objetos e roupas de uso frequente.

 

Um local quase sempre esquecido é atrás da porta. É possível aproveitar este vão com estilo, organizando sapatos, brinquedos, toalhas, entre outras coisas…

 

64-OtimizandoEspacos(FuturaAmbientes)_6

 

Outro espaço que pode ser aproveitado com charme é abaixo da cama. Que tal utilizar uma caixa antiga, adaptar uns rodízios e ganhar mais “gavetas” no ambiente? Na verdade, todo cantinho pode ser bem aproveitado, é só botar a imaginação para funcionar!

 

64-OtimizandoEspacos(FuturaAmbientes)_7

 

Gostou das dicas de otimização de espaços? Hoje em dia faz parte de nossa rotina não é mesmo?
Acompanhe-nos pelo site/blog e Facebook e tenha à disposição as melhores dicas de decoração, organização e muito mais! Tudo isso te ajudando a despertar sua criatividade e imaginação!
Compartilhe conosco suas ideias!

Confira outras matérias