Um verdadeiro ícone na decoração, a mesinha de centro sempre arrancou suspiros em todo mundo que é ligado em decor. Sua versatilidade e poder de transformação fascinam os amantes da decoração porque deixam o visual aconchegante, belo e muito estiloso.

É um verdadeiro curinga das salas de estar. Além de decorar, elas servem de suporte para os sofás que ficam a sua volta e, o melhor de tudo: delimitam o ambiente e ocupam pouco espaço.

As mesas podem ter um visual mais retrô ou um design mais moderno. A decoração fica por conta de vasos com flores, retratos da família, revistas e livros (dependendo do modelo), entre outros objetos decorativos, e também servem para o controle remoto na hora que você estiver vendo TV ou para apoiar a bandeja com o café da manhã. Tudo vai depender do seu gosto.

COMO USAR A MESA DE CENTRO NA DECORAÇÃO

 
O ponto crucial é imprimir personalidade ao ambiente, ou seja, deixa-lo com a sua cara e pensar em cada detalhe para conquistar isso é uma delícia. Por isso, antes de escolher a mesa de centro para a sua sala, faça uma análise do que te agrada.

Independentemente de qual for o modelo, a altura deve ser menor ou igual que os assentos do sofá e não deve ocupar todo o espaço central da sala. Afinal, as pessoas precisam circular pelo ambiente sem esbarrar nos móveis. Antes de ir às compras, tire as medidas da sala.

 

» SALA PEQUENA

Esse ponto deve ser analisado com cuidado, pois quando a sala é pequena, a regrinha clássica “menos é mais” vem com tudo. Será que vale a pena investir em uma mesa de centro? Se a resposta for sim, avalie o espaço que você terá disponível, cuidando para não obstruir a circulação.

Outra recomendação é escolher o móvel de acordo com o formato do cômodo. Para salas quadradas, opte por mesas quadradas ou redondas. Para salas retangulares, escolha mesas retangulares ou ovais. Dessa forma, você garante continuidade ao ambiente, delimitando bem o espaço.

» COM TAPETE

Se você gosta de cores fortes, uma mesa de madeira com tampo de vidro também vai bem com um tapete colorido, mas se seu estilo é mais romântico, use e abuse de flores na mesa, na estampa do tapete e nos acessórios.

» ESPELHADA OU DE VIDRO

Mesas mais vazadas ou com acabamento em espelho ou vidro são muito elegantes para compor o visual de uma sala e dão uma sensação maior de leveza, mas devem ser evitadas se você tiver crianças pequenas ou animais de estimação. Segurança vem antes da estética.

Se não há restrições, escolha um modelo bem resistente e que combine com o restante da decoração para garantir o equilíbrio com os demais móveis. No entanto, se a mesa for totalmente de vidro, você ganha mais liberdade, já que a transparência vai bem com tudo.

Mesa de centro: descubra qual o estilo ideal para sua decoração

» COLORIDA

Se o espaço for grande, a combinação de cores como o preto e o branco preenche bem o visual, assim como mesas de centro coloridas em contraste com um espaço mais neutro, por exemplo, para destacar um ponto focal na sala. Aí é a imaginação quem manda e, claro, o espaço da sua sala.

Além disso, se você precisa de um lugar para guardar suas coisas invista naqueles pufes baú. Este tipo de mesa é ideal para ambientes pequenos, por dar versatilidade.

Mesa de centro: descubra qual o estilo ideal para sua decoração

» EXÓTICA

Para quem deseja fugir dos estilos mais convencionais, o mais indicado é completar a decoração da sala com uma mesa de centro exótica. Todos os tipos de mesas são válidos. A única recomendação é que sigam o estilo da sala e dos moradores”.

Pode ser uma madeira trabalhada como pátina, por exemplo; uma mistura de madeira ou metal com estofado para dar aquele ar mais rústico e industrial, dependendo do material escolhido; um recorte diferenciado, deixando de lado as formas geométricas tradicionais, pés torneados lembrando uma mesa de xadrez.

Mesa de centro: descubra qual o estilo ideal para sua decoração

Geralmente, estas peças são mais difíceis de serem encontradas lojas, então é melhor procurar por elas em galerias de design ou de artistas plásticos. E aí, gostou das dicas de decor?

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de dicas essenciais!

 


 

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM

 

Facebook
Facebook
Instagram90

Confira outras matérias