Os grandiosos lustres que decoravam tetos
de mansões e castelos ganharam uma versão
“compacta” ao longo dos anos.

As luminárias pendentes, além de trazer luz, carregam um ar de beleza e sofisticação e se tornam um grande diferencial em sua decoração. Elas são perfeitas para iluminar e destacar. Se você pensa que elas só podem ser utilizadas em ambientes gourmet, está totalmente enganado.

A variedade de tamanhos, formas, materiais e cores ultrapassou antigos preceitos e liberou todo o potencial deste belo item. Hoje sua praticidade e belíssimo efeito visual acabam utilizados também em quartos, varandas, salas e home offices. Sobre a mesa ou bancada da cozinha, os pendentes agregam charme e a luz perfeita para momentos de refeição.

Hoje sua praticidade e belíssimo efeito visual acabam utilizados também em quartos, varandas, salas e home offices. | Futura Ambientes

Foto: Reprodução/Google

É importante ressaltar que a altura ideal para posicioná-los é de 70 a 90cm a partir da mesa/balcão. Com essa altura estabelecida será possível ver as pessoas sentadas à mesa e a iluminação não ficará incômoda. O tamanho do forro, ou laje também deve ser considerado. Seguindo estes pontos fica fácil decidir quantos pendentes serão necessários e, o modelo que mais se adequa à sua decoração.

Se na cozinha a iluminação pendente é o principal elemento da decoração, nos quartos, salas e home offices ele é um item secundário. É importante iluminar de forma pontal e secundária, sempre focando em áreas específicas do ambiente. Mas isso não é uma regra, você é livre para analisar e utilizar os pendentes da melhor forma de acordo com suas necessidades.

A altura ideal para posicioná-los é de 70 a 90cm a partir da mesa/balcão. Com essa altura estabelecida será possível ver as pessoas sentadas à mesa e a iluminação não ficará incômoda. | Futura Ambientes

Foto: Reprodução/Google

Quando a ideia é iluminar uma área de leitura, o criado-mudo, ou uma mesa de trabalho, modelos menores são mais indicados, pois oferecem uma iluminação com foco direcionado. Caso você queira ousar e utilizar o pendente como o elemento principal de sua decoração, aposte em formas maiores e mais chamativas.

A quantidade também é interessante, você pode posicionar vários pendentes menores e ainda incrementar instalando-os em diferentes alturas, isso cria um efeito de movimento e transmite amplitude ao cômodo.


 

A Futura quer estar com você no planejamento e na realização de seus sonhos. Pare de sonhar e venha realizar com a gente! E aí? Curtiu as dicas de hoje? Acompanhe nossa página Facebook, marque amigos e não deixe de conferir nosso conteúdo semanal!

 

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Confira outras matérias