A cortina é um detalhe essencial na decoração:
proporciona privacidade e sofisticação aos ambientes.

De tecido ou persiana, saiba como acertar na escolha e tamanho.

 
 

Cortinas e persianas são essenciais às janelas sem venezianas ou a ambientes onde a luz do sol é intensa. Elas ainda ajudam na conservação dos móveis, eletrônicos e pisos de madeira, que sofrem danos com a luz solar. Ao escolher o tamanho da cortina ou da persiana, é importante colocar, no mínimo, mais 30 cm na largura e no comprimento e também levar em consideração alguns elementos:

 

Na sala, se a janela for pequena, o melhor é a cortina de tecido que fique até a 1 cm do chão. Assim, você evita que a sala fique com cara de cozinha.

 

Se há uma bancada ou cama logo abaixo da janela, o ideal é que a cortina ou a persiana não toque o móvel.
Se o tamanho da janela e os espaços nas laterais forem quase iguais ao tamanho total da parede, a cortina deve cobrir toda a superfície.

 
 

O modelo ideal para cada ambiente

 

Cortina e persiana não precisam combinar com o resto da decoração, mas devem ser neutras, discretas. Para não errar, use sempre tons neutros. Por exemplo: Se as paredes são brancas, opte por uma cor sóbria como bege ou castor.

 
45-CortinaOuPersiana(FuturaAmbientes)_2
 
Quarto do casal: cortina de tecido ou persiana romana (tem gomos que são recolhidos um a um, como a da foto). Esses modelos garantem um clima romântico para os donos da casa.
 
Quarto dos filhos: rolô branco ou persiana em madeira, coloridas, enfim, modelos despojados que combinem com crianças.
 
Sala de estar e jantar: cortinas de tecido ou persiana vertical do tipo finesse (imita a ondulação de cortina de tecido). São clássicas e trazem elegância aos ambientes.
 
Cozinha: persiana horizontal metálica fina ou rolô branca. Combina com os eletrodomésticos e proporciona aparência moderna e clean ao ambiente. Esses modelos também controlam a luz em diferentes intensidades. O tipo metálico é mais prático e fácil de limpar.

 
 

Confira algumas características de cada opção para decidir
qual a melhor para cada espaço de sua casa:

Tecido Persiana
– Ambiente mais clássico – Modernidade ao ambiente
– Necessária manutenção constante para não causar alergias, geralmente pode ser lavada à máquina em casa mesmo – Minimizam alergias. As confeccionadas em metal e solar podem ser limpas apenas com pano seco, mas com o passar do tempo, necessitam de manutenção especializada
– Preço inferior – Preço elevado, praticamente o dobro da de tecido pela mesma medida
– Ocupa mais espaço, mas existem mais opções – Valoriza espaço pequenos, por não ser volumosa e proporcional ao ambiente

 
 

E aí? Decidiu qual a melhor opção para sua casa?
Nos acompanhe pelo facebook e aqui no blog/site e fique por dentro de todas as nossas dicas!

Confira outras matérias