As almofadas, além de práticas e funcionais, aliadas do conforto e bem-estar, são também elemento chave da decoração dos ambientes. Não importa o estilo e a composição deles, seja numa pegada mais romântica, retrô, nostálgica ou moderna, elas comandam a vibração do espaço em qualquer projeto de home decor.

 

29_Almofadas-dão-o-toque-final(FuturaAmbientes)_1É fundamental que não destoem do restante das peças, pois são consideradas uma ótima opção de repaginação por terem um custo mais acessível.

As cores, estampas e texturas dos tecidos são muito importantes e projetarão o visual estético, afim de alcançar a proposta e o estilo almejados. Para um cenário mais despojado na decoração, pode-se usar e abusar de mix de materiais, da cartela de cores e dos composês entre estampas (tudo com certo equilíbrio). O ápice da questão é fugir do tédio com bom senso, sem carregar demais, assim se conquista irreverência e alegria para desfrutar.

 

29_Almofadas-dão-o-toque-final(FuturaAmbientes)_2Mas, se o seu estilo é mais ligado ao clássico tradicional, tom sobre tom, monocromáticos ou até mesmo uma única estampa, combinada às lisas; dá para se compor um ambiente mais discreto e intimista.

Na decoração retrô ou vintage as estampas geométricas ou em patch dão o toque nostálgico e lúdico da proposta, enquanto uma mais romântica aposta em tecidos florais. Já a decoração mais clean, pede cores neutras e tons pastéis, leves e agradáveis. Uma dica de ouro também é observar a qualidade dos materiais, tecidos e o acabamento.

 

Não há muito segredo na hora da escolha. Observe os móveis e principalmente o sofá, se for liso, dá para ter uma liberdade maior de opções, mas caso seja estampado, utilize almofadas lisas, mesclando com uma das cores ou tons da estampa; ou adapte estampas que combinem com a do sofá para não sobrecarregar demais o ambiente.

 

Para quebrar a monotonia, variar e compor com tamanhos e formatos diferentes de almofadas pode ser uma grande sacada, pois neutralizam o tédio, tiram a impressão de lugar comum e dão aquele toque especial.

As almofadas tipo “travesseirinho” também estão em alta e têm sido muito usadas na decoração, em tamanhos retangulares, pequenas para o centro do sofá ou para complementar as maiores quadradas tradicionais. As redondas criam contrastes, sempre elevam o ambiente para fora do lugar comum e criam uma atmosfera irreverente à composição. O formato de coração também é interessante, principalmente para quartos de casais ou meninas.

 

Viu como ficou fácil repaginar o ambiente com essas dicas que preparamos a vocês?

Nos acompanhe sempre aqui pelo blog, site ou facebook!

Confira outras matérias