TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES
DE DECORAR COM ABAJURES E LUMINÁRIAS

Charme, personalidade e muita luz! Realmente, os abajures e luminárias fazem toda diferença na decoração, além de promover atmosfera aconchegante, minimalista e extremamente agradável e confortável.

Dá para conquistar a iluminação perfeita de acordo com a necessidade de cada ambiente e assim valorizá-los, ainda garantem uma iluminação perfeita quando analisada de acordo com as necessidades de cada ambiente.

Preparamos para você dicas e sugestões para usar os abajures e luminárias na sua decoração. Confira e deixe sua casa muito mais interessante e atraente.

» DIFERENÇA ENTRE ABAJURES E LUMINÁRIAS

Abajures e luminárias são os complementos perfeitos para a iluminação de salas e quartos.

Eles proporcionam uma iluminação do tipo indireta, trazendo um clima de aconchego ao ambiente. Mas você sabe a diferença entre uma peça e outra?

» ABAJUR

O abajur é aquela peça de iluminação que geralmente tem sua base em cristal ou madeira e cúpula de diferentes materiais e cores. Ele proporciona uma luz aconchegante e agradável.

A cor da cúpula interfere bastante na iluminação do ambiente. Cúpulas claras iluminam com mais eficiência, já as escuras são perfeitas para dar aquele charme.

E por falar em cúpula, se você enjoar de uma, é só trocar e repaginar o visual do espaço.

Abajures e Luminárias na Decoração

» LUMINÁRIA

Por sua vez, a luminária costuma ser usada em ambientes que precisam de uma luz direcionada, tais como mesas de home-office e de estudo, criados-mudos ou cantos de leitura.

Algumas peças mais sofisticadas e modernas possuem um design bem interessante.

Abajures e Luminárias na Decoração

» ONDE USAR CADA UMA DAS PEÇAS

Abajures e luminárias são muito bem-vindos em salas e também nos quartos. São peças muito utilizadas quando se necessita de uma luz para leitura, por exemplo, sem iluminar todo o ambiente e incomodar outras pessoas que estejam por perto.

São perfeitas para serem usadas na decoração de mesas laterais ao lado do sofá, escrivaninhas e criados. Mas cuidado! O tamanho dos abajures e luminárias deve ser compatível com o tamanho dos móveis onde serão acomodados.

Não há uma condição especial e nem definida, mas geralmente, as luminárias são usadas na decoração de escritórios e quartos masculinos, enquanto abajures são mais utilizados em salas de estar e em quartos femininos e de casal.

» ABAJUR E LUMINÁRIA PARA TODOS ESTILOS

Abajures e luminárias podem ser encontrados em diversas cores, modelos e tamanhos. Bem como, podem ainda ser personalizados de acordo com o seu gosto. Por exemplo, se você quiser, você pode utilizar o mesmo papel de parede do quarto para forrar a cúpula do abajur.

» MODERNO

Ambientes modernos pedem abajures e luminárias com design sofisticados, de preferência em tonalidades neutras como o branco e marrom.

Luminárias de metal e com um desenho futurista também são perfeitas e promovem visual poderoso sem poluir.

» ROMÂNTICO

Para ambientes com um toque de romantismo, você pode optar por abajures com base de cristal, madeira ou em tons suaves e cúpulas florais para quartos. Já as luminárias, prefira aquelas com um ar meio vintage em cores neutras.

Para um efeito lindo, utilize lâmpadas amarelas.

» CLÁSSICO

Para ser considerado clássico, o ambiente precisa de um abajur. E neste caso, os modelos preferidos são os de base cerâmica, tipo candelabro ou vaso.

Já quanto às cúpulas, você pode escolher aquelas de tecido ou pergaminho, que têm uma leve textura ou uma estampa clássica como o xadrez.

» RÚSTICO

Para um visual despojado e descontraído, escolha abajures e luminárias com texturas naturais, como juta, sisal e rattan ou acabamentos brutos como madeira crua ou de demolição e ferro fundido.

 

 


 

 

Viu só que dicas legais? Que tal deixar seu lar ainda
mais agradável e aconchegante com dicas da Futura?

 

 


 

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM

 

Facebook
Facebook
Instagram